Wednesday, February 19, 2014

delícias de alfarroba e milho.


Desta vez, retomo a partilha de momentos na cozinha.
Depois de experimentar as novas forminhas, o resultado: umas bolacinhas de alfarroba e outras de milho.

Normalmente, são feitas com farinha sem glúten mas estas são com trigo integral (um cereal que tento evitar cá por casa) e sementes de sésamo. Daí não ter resistido em fazer só meia dúzia de milho. Pode juntar-se um bocadinho de gengibre e polvilhar com canela e sementes de sésamo. Simples e deliciosas.

À receita da Ana Moreira, junto sempre um bocadinho de bebida de kamut, aveia, espelta, etc., caso a massa assim o justifique. Por norma, prefiro fazê-lo, ficam mais macias.
Relativamente às bolachinhas de milho, optei por adaptar a mesma receita, alterando essencialmente a farinha, claro, et voilà. Nada como experimentar e eis o resultado. (E o palato agradeceu!)

Antes: as novas formas cá de casa, umas já besuntadas! :)


E depois: os biscoitinhos a sair!


Bolacinhas de milho com sementes de sésamo (canela e gengibre opcional)

Biscoitinhos de alfarroba

Aproveito para partilhar mais uma receita base de um bolo SEM ovos, glúten/trigo e derivados lácteos.

O glúten encontra-se noutros cereais, além do trigo, como a aveia, cevada, centeio, espelta e kamut (ainda que menos nestes últimos!). O sarraceno, amaranto, arroz e milho são as melhores opções para quem prefere evitá-lo, ainda assim, caso seja mesmo intolerante/celíaco, de atentar caso a embalagem indique que a farinha - apesar de ser sem glúten - foi acondicionada numa fábrica sujeita ao embalamento de outras farinhas. 

Esta receita pode alterar-se consoante as preferências e gostos pessoais, para contrariar um bocado a velha máxima de que na pastelaria tem de se seguir, milimetricamente, todos os passos! É verdade, há receitas específicas que assim o exigem e, depois, há outras que podemos ir alterando sem danos colaterais. Só mesmo efeitos acrescidos ao palato... ;)

Neste bolo (foto abaixo), usei a receita partilhada no parágrafo anterior, optando pela farinha de milho, adicionando peçados de ananás e cacau em pó. E em vez da chávena de água sugerida/sumo a gosto, o chá de gengibre caiu que nem ..."ginjas".  ;)
Bom apetite!


Bolo-base de "fubá", com cacau, ananás e gengibre

No comments:

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Proibição de realização de Obras Derivadas 2.5 Portugal.