Tuesday, January 21, 2014

frutos secos em duas coisas saborosas.

E, porque há bastante tempo que não são partilhadas quaisquer espécie de receitas "caseiras", duas sugestões bem diferentes mas igualmente saborosas, na publicação de hoje.

Uma saladinha maravilhosa (que pode ter uma leguminosa que tem tanto de antigo como de benéfico - esse fantástico grão-de-bico) e, mais abaixo, um bolinho húmido para este Inverno, de maçãs e frutos secos.


Os frutos secos à escolha para esta salada de canónigos: alperce e ameixa



Uma salada saladinha bem simples: canónigos com frutos secos (ameixa e alperce). Temperada com um fio de azeite, oregãos e um bocadinho de sumo de limão (quem preferir, uma excelente opção para substituir o vinagre).



Aqui em casa, aproveita-se grão-de-bico que sobra de hummus
 


Pela nossa boa disposição, comamos grão-de-bico! ;)
Uma maravilhosa leguminosa extremamente proteica e rica em fibras e ferro. Conhecida por ser quase "milagrosa" e aconselhada a sua utilização em quase tudo, desde sopas, a guarnições, saladas e outros pratos. Segundo várias fontes, pela sua forte composição de aminoácidos, entre os quais, o triptofano, responsável pela produção de serotonina, fundamental para a regulação da sensação de bem-estar e bom humor. ;)







E, porque aqui em casa, não se dispensa um bom docinho caseiro (e, de preferência, sem açúcares brancos saturados e toda a parafernália de edulcorantes e afins), eis uma receita de um bolo maravilhoso de maçã e frutos secos. As maiores diferenças passam pela não utilização de produtos lácteos como ovos ou a (tão alterada) farinha de trigo que chega à maioria das nossas prateleiras. Poderão encontrar outra oferta de farinhas como a de kamut/espelta integral (estas contém glúten), ou optar, então, por uma sem glutén (sendo que o milho e o trigo sarraceno são os cereais preferenciais - discutível se o sarraceno é um cereal - para uma dieta celíaca), em algumas lojas mais conhecidas pelo seu cariz dietético.

A receita encontra-se gentilmente disponível (assim como outras tantas) no site da médica Ana Moreira, é só espreitarem. 

Costuma dizer-se que na pastelaria e doçaria não se deve inventar muito, até porque obecede a um conjunto de fórmulas e afins, mas não podia resistir em experimentar algumas coisinhas. Além dos passos que a própria receita que sugere, acrescentou-se um pouquinho de café de cafeteira (que tinha sobrado, precisamente, do jantar com amigos) e em vez da canela, um bocadinho de chocolate em pó (podem optar e tentar um pouquinho de farinha de alfarroba, caso não possam/queiram o chocolate), assim como os frutos secos que tanto gostamos: alperce e ameixas além das sugeridas passas. Et voilà....nham nham! Delicioso. 
Façam as vossas adaptações em função do que puderem/preferirem comer.

É um bolo húmido q.b., logo, aguenta-se uma semana na perfeição...Se não forem extremamente gulosos ou não o partilharem...! Por aqui, o feedback tem sido igualmente delicioso...! ;)


1 comment:

Unknown said...

yumyy! vou experimentar a saladinha :)
obrigada lipinha! e eu que preciso tanto de ideias para a cozinha! hihih

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Proibição de realização de Obras Derivadas 2.5 Portugal.